Antes de dizer as 4 dicas para potencializar o que você tem de melhor, vamos discutir um pouco: o que é talento? Alguns dizem que talento é o que se faz com amor, o que dá entusiasmo em fazer; e com isto você faz bem e melhor. Outros falam que são sentimentos, pensamentos e comportamentos que se fazem com frequência e são usados de forma produtiva.
Fato: o talento quando descoberto pela pessoa a faz acreditar que pode mais do que imagina – de superar desafios - de ser excelente no que pratica e traz com isto a prosperidade.
Para Eugênico Mussak talento “é a capacidade de fazer benfeito um trabalho, aprender com relativa facilidade um assunto e, acima de tudo, sentir prazer em fazer o que faz. Portanto, ser um talento está mais voltado ao campo das escolhas pessoais do que do determinismo do destino — ao contrário do que pensa muita gente. É praticamente impossível não ser considerado um talento após dedicar parte de sua vida a um trabalho com empenho, determinação e afeto. Se você ainda não encontrou seu talento, deixe que ele encontre você.” *Afinal, qual é o seu talento? Revista Você s/a nº142, 01/04/2010, Por Eugênio Mussak
Então, reconhecer seus talentos, relacioná-los com os seus interesses, com suas competências e assim cultivá-los no projeto de vida e de carreira fará com que você cresça e apareça.
Logo, os talentos cada qual tem o seu, descobrir os seus é chave do sucesso, para que você possa transformar o talento em excelência, para isto é necessário montar o seu quadro de talentos, estabelecendo:
uma clara visão dos objetivos a serem alcançados;
as contribuições necessárias para a excelência;
o plano de execução, levando em consideração: conhecimentos, habilidades e experiências que são necessárias, e isso se refere à formação adquirida;
elencando com quem e como você se relaciona para alcançar um bom resultado.
Feito este quadro você pode aproveitar melhor as aptidões naturais e conseguir desempenho superior.
Lembre-se de que no ambiente de trabalho quando você coloca em evidencia os talentos em relação com os talentos de seus colegas de trabalho, pode se trabalhar em complementariedade e com isto a eficácia do grupo é maior e os resultados são amplificados.
Confesso: talento pode ser desenvolvido. Você pode ser excelente em qualquer coisa que se dedicar a fazer cada vez melhor. Para tanto faça a partir de hoje este exercício: observe nas suas atividades diárias e na sua rotina alguns indicadores de talento:
Qual atividade lhe atrai mais quando realiza?
Qual atividade que quando você faz não vê o tempo passar?
Qual atividade que quando concluo, fico cheio de energia e não vejo a hora de fazer de novo?
Respondendo a estas perguntas você estará tomando a autoconsciência de seus talentos.
Últimas perguntas:
Como está a sua carreira nos últimos três anos? Quanto evolui? Quanto cresceu? Quais talentos mais utilizou? Quais talentos desenvolveu?
Então: quais são seus pontos fortes? Ou seja a soma de seus talentos + conhecimentos + habilidades + experiências eu o permitem se diferenciar dos demais.
Caixa de ferramenta:
Trabalhe seus pontos forte – os potencialize para se destacar muito mais.
Reconheça os seus talentos.
Identifique os seus conhecimentos, habilidades e experiências.
Visualize como redesenhar a sua posição atual de forma a manifestar o seu talento com todo o seu potencial.
Aproveite o exercício e as dicas! E depois conta pra gente o que achou, ok?