A inspiração deste post está no livro de Kim Scott – Empatia Assertiva: como ser um líder incisivo sem perder a humanidade, da editora HSM, SP, 2017
Em algum momento da vida alguém terá um chefe. Explorar os relacionamentos entre chefes e subordinados é o desafio deste post. Na forma como nos relacionamentos dá o tom e o resultado alcançado.
Entender de relacionamentos é o ponto. Segundo a literatura existem 4 tipos: apático, antipático, simpático e empático. Então: empatia assertiva é a chave de uma liderança eficaz.
O DNA DOS RELACIONAMENTOS
“A vida é relacionamento, o resto não passa de detalhe. Essa é a maior verdade. Tudo na vida que realmente importa resume-se aos relacionamentos”. | Dr. Gary Smalley
Logo, o que facilita os relacionamentos é a empatia.
EMPATIA
Então, o conceito para empatia para a liderança é simples.
QUER SABER: chave de uma liderança eficaz é EMPATIA ASSERTIVA.
Consiste no seguinte: para ser uma excelente liderança, é necessário se importar pessoalmente com as pessoas simultaneamente que as confronta diretamente.
Provavelmente se o líder confrontar sem se importar com seus liderados, cairá na armadilha da AGRESSIVIDADE OFENSIVA.
Entretanto, quando se importa e não confronta estará demonstrando EMPATIA NOCIVA.
Sobre o mesmo ponto de vista caso não se importa com as pessoas nem as confronta, será um exemplo de INSINCERIDADE MANIPULADORA.
SINUCA DE BICO: O QUE FAZER?
Desenvolva EMPATIA ASSERTIVA: chave de uma liderança eficaz. Para tanto, você deve aplicar as seguintes estratégias para incrementar o engajamento de sua equipe:
1. faça com que as pessoas de seu grupo contribuam com ideias inovadoras
2. estimule a comunicação eficaz
3. promova um ambiente amigável
4. reconheça, anime e motive
5. proporcione os recursos necessários para a realização do trabalho
Como resultado, aplicando estas estratégias você terá maior resultado na equipe e poderá aplicar a empatia assertiva, que é a chave de uma excelente liderança.
ENTÃO: DO QUE TRATA O CONCEITO EMPATIA ASSERTIVA
É um conceito que vem para a liderança possa promover na sua equipe de trabalho possa lidar com as pessoas de sua equipe, tendo como foco três pontos:
1.Orientação
2.Desenvolvimento de Equipes
3.Resultados
No entanto, a parte difícil, entretanto necessária para uma gestão eficaz é falar aos seus liderados, de maneira CLARA e DIRETA, quando o trabalho delas está AQUÉM DAS
EXPECTATIVAS.
Resumindo: até aqui você aprendeu que... “se não tiver nada de gentil para dizer; é melhor não dizer nada.” Entretanto como líder é seu papel dizer o que precisa ser dito...
TODOS PODEM MELHORAR
“A origem de tudo o que é respeitável no ser humano, tanto no âmbito intelectual como moral, é que seus erros são corrigíveis. O ser humano é capaz de corrigir seus erros pelo diálogo e pela experiência. Não pela experiência isoladamente. É preciso haver diálogo para mostrar como a experiência de ser interpretada.” John Stuart Mill
UMA DÚVIDA: MAS AFINAL O QUE É EMPATIA?
Surgiu da fusão de duas palavras gregas EM (por dentro) PÁTHEIA (sentimento).
Então, os 4 tipos de empatia são:
1. Empatia Emocional: Eu me sinto como você. O melhor que você pode fazer é reagir à dor com compaixão, mas sem diluir a clareza da sua mensagem.
2. Empatia Cognitiva: Eu entendo como você vê as coisas
3. Empatia Compassiva: Eu quero ajudar
4. Empatia Assertiva: Eu estou preocupado com o seu futuro
Resumindo: fique atento EMPATIA ASSERTIVA NÃO É HONESTIDADE BRUTA
Definitivamente assertividade....
... é expressar seus sentimentos sem negar os direitos dos outros.
EMPATIA ASSERTIVA, chave de uma excelente liderança
Assertividade é o comportamento que faz com que a pessoa seja capaz de procurar pelos seus próprios interesses, a exprimir seus desejos e necessidades, a praticar seus direitos sem acanhamento e sem negar o direito e dos outros.
COM VOCÊ SE INICIA A EMPATIA. ENTÃO: COMO ESTÁ SUA COMUNICAÇÃO?
Entenda os 4 “As” da comunicação assertiva, avalie em você como está aplicando cada uma delas:
· Atenção;
· Aceitação;
· Agradecimento;
· Afetividade.
Para desenvolver a comunicação assertiva é interessante receber, dar e encorajar o feedback.
RECEBA, DÊ E ENCORAJE O FEEDBACK
Crie uma cultura de comunicação aberta.
Entenda “existe uma correlação entre um FEEDBACK insuficiente da liderança e uma equipe disfuncional, que apresenta RESULTADOS insatisfatório” Kim Scott
Lembre-se dos 4 tipos de feedback:
· FEEDBACK POSITIVO: Empatia Assertiva. Repetição de comportamento
· FEEDBACK CORRETIVO: Empatia Assertiva. Mudança de comportamento
· FEEDBACK INSIGNIFICANTE: Insinceridade Manipuladora. Resposta mínima
· FEEDBACK OFENSIVO: Agressividade ofensiva. Desprezo
Para Kim Scott a empatia tem 4 quadrantes, são eles:
· Empatia nociva: 1. Ficar em silêncio, preocupado com os sentimentos do outro.
· Empatia assertiva: Sussurrar: Sua braguilha está aberta.
· Insinceridade Manipuladora: Ficar em silêncio, preocupado com os próprios sentimentos.
· Agressividade Ofensiva: Gritar: Olha aí, sua braguilha está aberta!
EBA: EMPATIA ASSERTIVA: CHAVE DE UMA LIDERANÇA EFICAZ
Tendo empatia assertiva você conquista:
CONFIANÇA – FOCO - COMPROMETIMENTO
Referência Bibliográfica
SCOTT, Kim. Empatia Assertiva: como ser um líder incisivo sem perder a humanidade. SP, editora HSM, 2017.