Sou líder e os outros é que precisam me ouvir. Se você pensa assim, está numa encruzilhada perigosa. Ouvir é uma das habilidades mais importantes que você pode ter para ser um líder de sucesso. Como você escuta tem um impacto importante sobre a sua eficácia trabalho, e sobre a qualidade de suas relações com os outros.
Ouve-se para obter informações.
Ouvir para compreender.
Ouve por prazer.
Escuta-se para aprender.
Dada todas essas escutas que se faz, é bom pensar: seria fantástico saber escutar bem!
Na verdade, a maioria das pessoas, são péssimas ouvintes, pesquisas sugerem que se lembra de entre 25% e 50% por cento do que se ouve. Isso significa que, quando você conversar com seu chefe, liderado, colegas, clientes ou cônjuge por 10 minutos, eles prestam atenção a menos da metade da conversa. Isso é triste!
Claramente, a escuta é uma habilidade que todos podem se beneficiar caso a melhorem. As vantagens em se tornar um melhor ouvinte estão em: melhorar a sua produtividade; bem como a sua capacidade de influenciar, persuadir e negociar. Além do mais, você vai evitar conflitos e mal-entendidos. Logo: ouvir o que as pessoas realmente estão dizendo é imprescindível para o sucesso no trabalho!
O caminho para se tornar um ouvinte melhor é praticar "escuta ativa". Isto é, fazer um esforço consciente para ouvir não apenas as palavras que a outra pessoa está dizendo, mas, mais importante, tentar entender a mensagem completa que está sendo enviado.
Para apurar a sua escuta ativa você deve evitar se distrair por qualquer outra coisa que pode estar acontecendo ao seu redor quando estiver conversando com alguém; ou então ficar pensando enquanto o outro fala uma contra-argumentos que você vai fazer quando a outra pessoa parar de falar. Também não pode se permitir cansar e perder o foco da conversa.
Tudo isso contribui para a falta de escuta e compreensão.
Para melhorar suas habilidades de escuta, você precisa deixar a outra pessoa saber que você está ouvindo o que ele ou ela está dizendo. A confirmação pode ser algo tão simples como um aceno de cabeça ou um simples "uh huh", diz que você está interessado, uma pergunta ocasional ou comentário para recapitular o que foi dito comunica que você entenda a mensagem também.
E se você quer ser uma pessoa melhor ou um líder mais eficiente faça a tarefa abaixo
Tarefa de casa:
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